sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Você sabia? - Creepers


Como dizia o químico francês Antonie Lavoiseir “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma” e no universo da moda é exatamente igual. Karl Lagerfeld mostrou no desfile da coleção Resort 2013 da Chanel que os creepers caíram nas suas graças e viraram mania em todos os cantos.
Os primeiros creepers foram criados para serem usados por soldados da Segunda Guerra Mundial, lá pelos anos 1940. O estilo do calçado foi adaptado para os soldados que se localizavam no norte da África. Eles usavam botinhas de camurça com solado reto grosso de borracha por causa do clima e do meio ambiente; os sapatos possuíam uma maior firmeza na pisada e eram bastante resistentes. Deixando o exército, os ex-soldados continuavam a usar os mesmos sapatos, que foram conhecidos como “brothel creepers”.
Em 1950, o calçado foi adotado pela banda Teddy Boys, aliados às calças justas, jaquetas drapeadas, roupas de veludo e cabelos elaborados. E assim os sapatos seguiram durante décadas, marcando presença nas décadas de 60, 70, 80 e 90, sempre aparecendo na cena underground – principalmente com os punks e góticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário